terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Coleção Fotógrafos

Acontece hoje o Lançamento dos DVD's da "Coleção Fotógrafos", Série Depoimentos, do Museu da Imagem e do Som de Curitiba. Para fazer este documentário foram convidados 10 fotógrafos que vem atuando há mais de 30 anos na área autoral, fotojornalismo e documental. O audiovisual relata a trajetória profissional e pessoal com entrevistas conduzidas pelo jornalista e fotógrafo Ricardo Muinõs Garcia e direção de Tiomkim. Os entrevistados são: Alice Varajão, Carlos Roberto Zanello de Aguiar (Macaxeira), Dico Kremer, Humberto Utrabo, José Kalkbrenner Filho, , Izabel Liviski, João Urban, Nego Miranda, Orlando Azevedo e Vilma Slomp. Às 18 horas, na Sala de Convivência da Secretaria de Estado da Cultura, Rua Ébano Pereira, 240. Entrada Franca.
A “Série Depoimentos” iniciou em 2008 com registros de “Radialistas”. Em 2009 foi a vez de “Artistas Populares”, numa parceria com a Sala do Artista Popular e em 2010 o destaque ficou com “Pioneiros da TV”, em homenagem aos 50 anos da televisão no Paraná.
Para Stefanie Freiberger, diretora do MIS: “ A edição atual da “Série Depoimentos” é um trabalho de pesquisa da memória audiovisual paranaense, que narra o histórico de renomados fotógrafos, cujas carreiras são reconhecidas nacional e internacionalmente. Todo esse precioso registro está à disposição de pesquisadores, estudantes e público em geral, para consultas gratuitas no Museu da Imagem e do Som”.